COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

REGIONAL MATO GROSSO DO SUL

 

 

Comissão Pastoral da Terra do Mato Grosso do Sul realiza Assembleia Geral.

 A Comissão Pastoral da Terra do Mato Grosso do Sul (CPTMS) realizou, nos dias 04 a 06 de março, no CETAF – Centro de Treinamento para a Agricultura Familiar, em Glória de Dourados, a sua Assembleia Geral Ordinária.

Participaram agentes de pastoral, trabalhadoras e trabalhadores dos grupos acompanhados pela CPTMS e representantes de organizações parceiras. A Assembleia teve momentos de celebração, formação, partilha dos trabalhos da entidade e dos parceiros e prestação de contas do exercício 2021, que é uma formalidade regimental.

A celebração de acolhida, no primeiro dia, foi animada pela equipe local que nos chamou a sentir nossa existência neste espaço e neste momento, lembrar da “Árvore da Vida” e quais frutos desejamos oferecer diante da nossa caminhada de vida.

Iniciamos o segundo dia com uma Espiritualidade indígena coordenada pela Sandra Rossati, indígena da Aldeia Jaguapiru e seus parentes Maria Joana e Honorivaldo Mendes do Território Indígena de Caarapó.

A parte da manhã foi reservada para uma análise da conjuntura social, política e eclesial, com enfoque regional, nacional e internacional, seguido de um rico debate com a plenária. Contamos com a assessoria de Maria Gabriela Guillén Carras, professora do curso de Ciências Sociais da UFGD e educadora da Escola Florestan Fernandes; do professor João Carlos de Souza, do curso de graduação e pós-graduação, mestrado e doutorado, da UFGD e do professor e Deputado Estadual Pedro Kemp.

A tarde foi dedicada à partilha das experiências e trabalhos realizados pela CPTMS e pelas organizações parceiras que estavam presentes, (MST, EFAR, EFAITAQUI). Representando o CETAF, o Sr. Olácio Komori falou sobre as propostas e perspectivas para a agricultura familiar.

A noite foi realizado o lançamento do Acervo de Fotos Históricas, realizado pela equipe da CPTMS, responsável pela digitalização do acervo documental da entidade e, em seguida um jantar de confraternização com direito a boa conversa e boa música.

O terceiro dia foi dedicado à parte regimental de prestação e contas e encaminhamentos. Na celebração de encerramento, o destaque foi a homenagem feita às mulheres presentes na assembleia, em alusão ao dia 08 de Março, Dia Internacional da Mulher.